SANDRO MAZZOLA


Ficha:
Nome: Alessandro Mazzola
Nacionalidade: Itália
Data de Nascimento: 1942-11-08 (67 anos)
Naturalidade: Torino - Itália
Posição: Atacante
Altura: 179 cm
Peso: 66 kg
Prêmios: Bola de Ouro France Football 1971 (2º), Seleção da Eurocopa 1967/68, Seleção Italiana Artilheiro 1964/65 (1º)


Biografia:
Origem, Wikipedia, a encilopédia livre


Alessandro ( "Sandro") Mazzola (nascido em 8 de novembro de 1942) é um ex-jogador de futebol italiano. Ele é o filho de Valentino Mazzola, Que foi morto no Tragédia de Superga em 1949, e um dos mais renomados jogadores de futebol italiano da década de 1960. Ele jogou na Inter de Milão na época que foi conhecida como "La Grande Inter".
Alessandro Mazzola nasceu em Turim, Itália algumas semanas depois que seu pai foi contratado do Venezia A.C.. pelo Torino FC. Seu irmão mais novo, Ferruccio, que foi nomeado presidente Torino FC nasceu dois anos depois. Seus pais se divorciaram em 1946, mas a mãe ganhou a guarda de Sandro Mazzola. Ele tinha 6 anos quando seu pai morreu.

Internazionale

Ele jogou toda a sua carreira pela Internazionale de Milão, Marcando 116 na Serie A. Estreou na Serie A num Inter X Juventus em 10 de junho de 1961, quando seu time perdeu de 9-1. Um ano antes de sua estréia, Helenio Herrera chegou de Barcelona, como o treinador da Inter de Milão. Trouxe Luis Suárez do FC Barcelona como seu meio-campo, em geral, tinha Tarcisio Burgnich e Giacinto Facchetti como seus zagueiros, Mario Corso como o meia esquerda, Armando Picchi como Líbero, e Mazzola, jogava como ponta-direita. Juntos, eles seriam considerados os melhores da Europa (da época). Eles eram conhecidos por sua tática defensiva conhecido como catanaccio. Em 1964, Mazzola marcou duas vezes para vencer Real Madrid na final da UEFA Champions League, imitando o que o Milan tinha feito na temporada anterior. Eles defenderam seu título novamente na temporada seguinte contra o Benfica na Final. Na temporada 1966-67, Mazzola fez a sua terceira final, mas perdeu para Celtic, mesmo com ele marcando um gol.

Seleção Italiana de Futebol

Mazzola jogou 70 vezes pela Itália, Marcando 22 gols. Sua estréia pela seleção foi contra Brasil em 12 de maio de 1963, quando tinha apenas 20 anos. Mazzola jogou nas copas de 1966, 1970 e 1974. Sua maior conquista veio em 1968 quando a Itália venceu a Copa da Europa. Dois anos depois, a Itália chegou a Copa do Mundo no México como favorita, mas treinador italiano Ferruccio Valcareggi acreditava que Mazzola não poderia jogar junto com Gianni Rivera. Pela segunda rodada, ele desenvolveu uma solução que chamou de "staffetta" (relé) para jogar os dois jogadores. Mazzola iria começar no primeiro tempo, enquanto Rivera jogaria o segundo. Com essa estratégia, Itália chegou à final contra o Brasil pela primeira vez . O jogo foi anunciado como a batalha entre o futebol ofensivo e defensivo, mas no dia do jogo, Ferruccio Valcareggi staffetta abandonou sua "política" e Gianni Rivera entrou nos primeiros 8minutos. Duas das maiores estrelas da Itália finalmente unidos no campo, onde muitas pessoas acreditavam que deveria ter sido o tempo todo, mas era tarde demais. O Brasil venceu por 4-1.
Quatro anos depois, Ferruccio Valcareggi finalmente usou os dois juntos, mas a Itália coneguiu perder na primeira fase (fase de grupos).

Feitos

Até o final de sua carreira, Mazzola ganhou quatro títulos Serie A (1963, 1965, 1966 e 1971), duas UCL (1964 e 1965), duas Taças Intercontinentais (1964 e 1965), uma Copa da Europa (1968). E foi o artilheiro da Serie A na temporada 1964-65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce tamb�m pode gostar de:

Related Posts with Thumbnails