PAVEL NEDVED - O "MAGO TCHECO"



Ficha:

Nome: Pavel Nedvěd
Nacionalidade: Rep. Tcheca
Data de Nascimento: 1972-08-30 (37 anos)
Naturalidade: Cheb - Tchecoslováquia
Posição: Meia
Altura: 177 cm
Peso: 70 kg
Prêmios: Bola de Ouro France Football 2003 (1º), World Soccer 2003 (1º), Seleção da Eurocopa 2003/04

Biografia
Origem: Wikipedia, a encilopedia Livre

Pavel Nedvěd (Cheb, 30 de agosto de 1972) é um ex-futebolista tcheco. Nedved se destacou por causa de sua técnica, raça e muita movimentação em campo durante as partidas. Era um excelente jogador também em bolas paradas e principalmente por ter um poderoso chute com a mesma potência em ambas as pernas que chutavam. Nedved era um jogador completo, por ter todas estas características juntas. Seu futebol encantava aos críticos e maravilhavam as suas torcidas, principalmente a da Juventus de Turim.

Dukla Praga e Sparta Praga

Pavel Nedvěd começou sua carreira no Dukla Praga aos 21 anos, ficou um ano no clube e logo foi para o Sparta Praga onde conseguiu destaque ganhando o Campeonato Tchecoslovaco de 1992-93, o Campeonato Tcheco de 1993-94 e 1994-95, e a Copa da República Tcheca de 1996 e também ficou conhecido na europa quando participou da UEFA Euro 1996, onde os tchecos perderam para a Alemanha na final do campeonato europeu. Mas o desempenho de Nedvěd não iria passar despercebido. Apesar de ter um acordo verbal com o PSV do Países Baixos, Pavel Nedvěd decidiu acertar sua transferência do Sparta Praga para Lazio da Itália em 1996.

Lazio

Na Lazio, Nedvěd consquistou com a equipe a Copa da Itália 1997-98 e 1999-00, a Série A em 1999-00, a última Recopa Européia da história realizada na temporada 1998-99, a final foi realizada contra o Real Mallorca, onde Nedvěd marcou o último gol do torneio na vitória de 2-1 da Lazio.

Juventus

Pavel Nedvěd acertou sua trasnferência para a maior equipe da italiaJuventus em 2001 onde ele conquistou a bola de ouro.por uma €41 milhões como um substituto de Zinédine Zidane, que tinha se transferido para o Real Madrid da Espanha no mesmo verão. Nedvěd provou que podia ser um dos melhores meio-campistas sendo capaz de fazer o mesmo papel de Zidane.

Nedvěd estava disponível na final da Liga dos Campeões 2002-03, mas ele foi forçado a ficar fora da final devido à acumulação de cartões amarelos, a Juventus perderia o jogo contra o Milan na disputa de pênaltis. No final do ano, Nedvěd ganhou a Ballon d'Or pela revista France Football, o prêmio individual mais respeitado na europa.

Após a temporada 2005-06 a Juventus caiu para a Serie B após um escândalo de Calciopoli, o futuro de Pavel Nedvěd, Alessandro Del Piero, Buffon, Trézéguet entre outros craques era posto em dúvida. Nedvěd, Alessandro Del Piero, Buffon, Trézéguet encerraram os rumores e ficaram no clube de Turim. No entanto, durante a temporada, foi um pouco tumultuado para o tcheco. Com apenas um contrato de um ano, ele disse que poderiá aposentar do futebol completamente no final da temporada. Ele repetiu esta ameaça após uma proibição de 5 jogo decorrentes de um cartão vermelho em 1 de dezembro. Nedvěd ficou, ea Juventus ganhou o título de Serie B, conseguiu voltar aonde nunca tinha saido até então na Serie A.

Durante a temporada de 2007-08, Nedvěd jogou com freqüência para os "bianconeri", dando contribuições jogando na meia-esquerda. No entanto, ele não foi isento de controvérsia. Nedvěd chegou ao destaque negativo ao derrubar o jogador da Internazionale o meio-campista Luís Figo, que resultou em uma cirurgia na perna quebrada do jogador português. Nedvěd fazia uma boa temporada pela Juventus, mas só marcou duas vezes. Durante a disputa da Serie A Nedvěd se teve uma pequena lesão, deixando fora por cerca de um mês. Ele foi especulado em um clube japonês o Júbilo Iwata durante a janela de transferência do verão da temporada 2008-09, mas os rumores foram rapidamente esquecidos quando Pavel assinou uma extensão de contrato de um ano que expirará em junho de 2009.

Nedvěd marcou o primeiro gol na Serie A 2008-09 em um empate de 1-1 contra a Fiorentina. Ele também marcou por duas vezes contra o Bologna na vitória de 2-1 da Juventus. Em 26 de fevereiro de 2009, Nedvěd anunciou que ele seria aposentar no final da temporada de 2008–09.

No último jogo da carreira disputado em Turim contra a Lazio, Nedvěd teve atuação mais do que regular, dando assistência para o segundo gol de Del Piero, finalizando muito ao gol e acertando inclusive a trave e dando muito trabalho ao goleiro adversário.

Pavel Nedvěd foi ovacionado pela torcida "bianconeri" ao ser substituido perto do final da partida, a torcida inclusive levou uma faixa escrito "Grazie Pavel".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voce tamb�m pode gostar de:

Related Posts with Thumbnails